Quem sou eu

Minha foto
Nascido em 06 de junho de 1974, tendo um encontro com Cristo aos 15 anos de idade,desde então militando em prol do crescimento do Reino de Deus.Dedicado pai, esposo e amigo, atualmente envolvido com o trabalho missionário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Piauí e estudante de teologia(Bacharel) .

sábado, 16 de abril de 2011

O que é o Batismo com o Espírito Santo

BATISMO COM / NO ESPÍRITO SANTO

TEXTO ÁUREO

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo(Mt 3.11).

VERDADE PRÁTICA

O batismo com o Espírito Santo é uma experiência subsequente à salvação, concedida por Deus aos seus servos, tornando-os aptos a cumprir a missão de pregar o Evangelho.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Atos 2.1-4,7,8.
INTRODUÇÂO

Neste trimestre temos tratado de algumas doutrinas fundamentais da nossa fé, na lição de hoje abordaremos um dos pontos mais divergentes da Paracletologia ou doutrina que estuda o Espírito Santo, trataremos sobre o Batismo com o Espírito Santo com evidência inicial o falar em outras línguas. Para os cessacionistas é uma experiência exclusiva dos dias apostólicos, mas uma analise mais aprofundada e sem preconceitos nos textos bíblicos nos levarão a ver que esta promessa não se restringe a Atos 2 ; quando Pedro toma a palavra, usa o seguinte argumento:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quanto Deus nosso Senhor chamar.”

Nestas palavras compreendemos a extensão e o alcance da promessa do Batismo com o Espírito Santo:

1 – A promessa é para vós

_ Os judeus ali presentes simbolizando a Nação com a qual Deus fizera a antiga aliança.

2 - A promessa é para vossos filhos

_ Os que existiam então e as gerações vindouras.

3 – A promessa é para todos os que ainda estão longe

_ Os gentios e todos que responderam a chamada de Deus, por meio do evangelho, para a salvação em Cristo.

 Sendo assim, esta experiência de ser, estar e permanecer cheio do Espírito Santo, assinalada pelo falar em outras línguas é atualíssima e  deveria ser o padrão adotado por todos os crentes (cristãos) nesta dispensação da igreja. O Comentarista da revista Jovens e Adultos da EBD/2011, Pr. Elienai Cabral, introduz o estudo deste domingo, 17/04/20011, da seguinte maneira:

O batismo com o Espírito Santo é um tema atualíssimo e imprescindível à Igreja de Cristo. Muitos crentes, até mesmo pentecostais, não receberam ainda a gloriosa e necessária promessa por não compreenderem devidamente o que ela representa na vida do cristão. Neste domingo, aprenderemos o que é o batismo com o Espírito Santo.

I- Batismo com o Espírito Santo

Batismo: Do gr. baptisma. Significa mergulhar, submergir. Neste ponto devemos lembrar que o Espírito Santo é uma pessoa. O batismo apenas descreve um aspecto da nossa experiência com esta pessoa. Várias expressões são usadas na Bíblia para identificar o Batismo com o Espírito Santo. Algumas dessas expressões:

1 – Derramamento (Jl 2 : 28-29)
2 – Enchimento (At. 2: 4)
3 – Dom (At. 2: 38 e 8 :17)

Então, dentro do conceito proposto, o Batismo com o Espírito Santo é um dom de Deus, derramado sobre a vida do crente (cristão), enchendo ou revestindo o crente de poder e autoridade. (At.1: 8)

II – Evidência inicial do Batismo com o Espírito Santo
Toda literatura pentecostal é unânime em afirmar que evidenciamos o Batismo com o Espírito Santo pelo falar em outras línguas, para isto os teólogos pentecostais utilizam dois termos: Glossolalia e Xenolalia, sendo, o primeiro entendido como o falar em línguas desconhecidas e o segundo como o falar em línguas conhecidas (idiomas humanos).A Bíblia Sagrada nos dar a base para acreditarmos desta maneira:

1 – E todos forma cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outra línguas... (At. 2: 4).
2 – Na casa de  os gentios falaram em línguas. (Atos 10; 46).
3 – Em Èfeso, os gentios receberam o Batismo com o Espírito Santo e falavam em línguas e profetizam. (At 19: 6).


III – Propósito do falar em outras línguas

 O falar em outras línguas evidência o Batismo com o Espírito Santo, porém, existem duas outras funções para o falar em outras línguas:

1 – Edificação  Espiritual do Crente (I Co 14: 4)

        Para a sua  devoção pessoal

2 – Edificação espiritual de todos ( I co  14: 5)

As Línguas estranhas na igreja, acompanhada de interpretação, visa a edificação da igreja local.

CONCLUSÃO
Termino com a conclusão exposta na nossa revista: “O batismo com o Espírito Santo não pode ser tratado somente como teoria ou possibilidade remota, mas como algo indispensável do Senhor para o seu povo. Precisa ser uma experiência vital para o crente e para a igreja, pois é um dom divino para os salvos em Jesus. Que venhamos a orar e a buscar o revestimento de poder. Enchei-vos do Espírito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário