TEXTO ÁUREO
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até do que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24: 49).
VERDADE PRÁTICA
O Espírito Santo ajuda – nos a viver de maneira santa e habilita – nos a realizar, com eficácia, a obra do Senhor Jesus Cristo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lc 24: 46 – 49 e At.1: 4 – 8
INTRODUÇÂO
Nas lições anteriores estudamos algumas das atividades do Espírito Santo, hoje, discutiremos a atuação da Terceira Pessoa da Trindade no seu relacionamento com a humanidade e seu trabalho na vida da igreja e do crente.
Na introdução da Revista “Lições Bíblicas”, do dia 24/04/2011, comentada pelo Pr. Elienai Cabral separo as seguintes afirmações sobre a atividade do Espírito Santo em nossas vidas:
1 – Atua na nossa conversão
2 – Auxilia – nos a viver de modo santo e digno
3 – Habilita – nos a realizar a Obra de Deus.
Bem, tendo em foco os textos bíblicos da lição e estas preliminares, ouso a afirmar que quando os discípulos são comissionados para propagarem o Evangelho recebem uma promessa de Jesus Cristo. Promessa que lhes capacita para a realização da obra evangelizadora e missionária. Esta promessa feita aos discípulos referia - se ao cumprimento da profecia de Joel capitulo 2 e ao revestimento de poder,necessários aos comissionados, para a realização da Obra de Deus.
Mas qual a importância e até onde vai o alcance desta promessa? A promessa é importante porque tem um alcance extraordinariamente amplo; vejamos:
I – Alcança toda a humanidade. (Lc 24: 47)
I a - O Espírito Santo é o Agente da Salvação.
Ele exerce um papel fundamental na salvação do homem, em Efésios estar escrito que somos salvos pela graça e isto é dom de Deus (Ef 2: 8 – 9). Neste processo para salvar a humanidade o Espírito Santo:
A - Convence o homem do pecado e o leva ao arrependimento ( Jo 16: 8 – 11).
B - Justifica o homem (1 Co 6: 9 – 11).
C - Regenera o homem (Tt 3: 4 – 7).
D - Adota o homem como filho(a) de Deus (Rm 8: 14 – 17).
E - Santifica o homem (Ef 1: 3 -4).
F - Etc...
II – Envolve a vida da Igreja. (Lc 24: 49)
II a - O Espírito Santo é o Agente da Evangelização e obra missionária de uma igreja.
A Igreja é o Corpo de Cristo, a habitação de Deus através do Espírito Santo, com divinas nomeações para o cumprimento de sua grande comissão. Cada crente, nascido do Espírito, é parte integrante da assembléia universal e da igreja dos primogênitos, que estão inscritos no céu ( Ef 1: 22 – 23 ; 2: 22 ; Hb 12: 23).
As Assembleias de Deus existem expressamente com o fim de dar ênfase continuada a essa razão para existir, de acordo com o padrão apostólico do Novo Testamento, ensinando e encorajando os crentes ao Batismo no Espírito Santo.Essa experiência:
A – Capacita – os a evangelizar no poder do Espírito Santo,com o acompanhamento de sinais sobrenaturais (Mc 16: 15 – 20 ; At 4: 29 – 31 ; Hb 2: 3 -4).
B – Adiciona uma dimensão necessária a uma relação de adoração com Deus (I Co 2: 10 – 16 ; 12 -14).
C – Capacita – os a responder a plena operação do Espírito Santo, ao expressar o fruto, os dons e os ministérios que se viam nos templos neotestamentários, para a edificação do Corpo de Cristo ( I Co 12: 28 ; 14: 12 ; Gl 5: 22 – 26 ; Ef 4: 11 – 12 ; Cl 1: 29). Fonte: William W. Menzies / Stanley M. Horton (DOUTRINAS BÍBLICAS – Uma Pespectiva Pentecostal) Pgs 64 e 65. Editora CPAD
III – Reveste o crente de poder. (At 1: 5 e 8)
III a - O Espírito Santo é o Agente Capacitador do crente
Antes da crucificação e ressurreição Jesus prometeu aos discípulos o Espírito Santo (Jo 14: 16). No monte das oliveiras ao subir para o céu Cristo faz outra promessa complementar aos discípulos: “Mais recebereis a virtude (ou poder) do Espírito Santo que há de vir sobre vós”. No dia de pentecostes a promessa deste revestimento cumpriu – se. Mas qual o significado deste termo “poder”?
Poder no grego é Dunamis ou Dynamis (δυναμις). É uma antiga palavra grega que significa "poder" ou "força". É a raiz das palavras "dinâmico", "dinamite", e "dínamo" com sentido de energia constante. Na teologia cristã "Dunamis" às vezes é usada em conjunto com o Espírito Santo, Descrevendo as atividades do Espírito Santo e junto aos crentes, como receberam dEle em Pentecostes. (Atos 1:8, 10:38). Fonte : (wikipedia.org).
O Batismo com o Espírito Santo é uma efusão ou revestimento deste poder na vida do crente. Segundo a Bíblia Sagrada o poder pertence a Deus (Sl 62: 11), este poder foi por Deus entregue ao Filho (Mt 28: 18) que através do Espírito Santo enviou para a igreja(Lc 24 :49 e At 1: 8).
Conclusão:
O crente foi vocacionado por Deus para ser mordomo e ser santo, porém, sem o Espírito Santo não conseguiremos alcançar este padrão de serviço e santidade. A grande comissão foi estabelecida (Mt 28: 19 – 20 e Mc 16: 15), a obra de Deus precisa ser realizada sob a orientação e poder do Espírito Santo.
Como é colocado na conclusão da revista da EBD Jovens e Adultos Somente alguém cheio do Espírito Santo é capaz de ouvir, compreender e obedecer a voz do Senhor.Busquemos o Batismo com o Espírito Santo, este revestimento de poder e obedeçamos ao IDE, crendo que é o Espírito Santo quem nos capacita para a realização deste trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário