Quem sou eu

Minha foto
Nascido em 06 de junho de 1974, tendo um encontro com Cristo aos 15 anos de idade,desde então militando em prol do crescimento do Reino de Deus.Dedicado pai, esposo e amigo, milita no serviço ativo da PMPI desde 1994,onde alcançou a patente de 1º SgtPm,casado com a Sra.Carmiranda, desta união abençoada nasceram-lhes dois filhos Adiel e Abdiel, atualmente envolvido com o trabalho missionário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Piauí e estudante de teologia(Bacharel) .
Loading...

sábado, 23 de abril de 2011

Espírito Santo – Agente Capacitador da Obra de Deus

TEXTO ÁUREO

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até do que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24: 49).

VERDADE PRÁTICA

O Espírito Santo ajuda – nos a viver de maneira santa e habilita – nos a realizar, com eficácia, a obra do Senhor Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lc 24: 46 – 49 e At.1: 4 – 8

INTRODUÇÂO

Nas lições anteriores estudamos algumas das atividades do Espírito Santo, hoje, discutiremos a atuação da Terceira Pessoa da Trindade no seu relacionamento com a humanidade e seu trabalho na vida da igreja e do crente.
Na introdução da Revista “Lições Bíblicas”, do dia 24/04/2011, comentada pelo Pr. Elienai Cabral separo as seguintes afirmações sobre a atividade do Espírito Santo em nossas vidas:

1 – Atua na nossa conversão
2 – Auxilia – nos a viver de modo santo e digno
3 – Habilita – nos a realizar a Obra de Deus.

Bem, tendo em foco os textos bíblicos da lição e estas preliminares, ouso a afirmar que quando os discípulos são comissionados para propagarem o Evangelho recebem uma promessa de Jesus Cristo. Promessa que lhes capacita para a realização da obra evangelizadora e missionária. Esta promessa feita aos discípulos referia - se ao cumprimento da profecia de Joel capitulo 2 e ao revestimento de poder,necessários aos comissionados, para a realização da Obra de Deus.
Mas qual a importância e até onde vai o alcance desta promessa? A promessa é importante porque tem um alcance extraordinariamente amplo; vejamos:

I – Alcança toda a humanidade. (Lc 24: 47)

I a - O Espírito Santo é o Agente da Salvação.

Ele exerce um papel fundamental na salvação do homem, em Efésios estar escrito que somos salvos pela graça e isto é dom de Deus (Ef 2: 8 – 9).  Neste processo para salvar  a humanidade  o Espírito Santo:

A - Convence o homem do pecado e  o leva ao arrependimento ( Jo 16: 8 – 11).
B - Justifica o homem (1 Co 6: 9 – 11).
C - Regenera o homem (Tt 3: 4 – 7).
D - Adota o homem como filho(a) de Deus (Rm 8: 14 – 17).
E - Santifica o homem (Ef 1: 3 -4).
F - Etc...
II – Envolve a vida da Igreja. (Lc 24: 49)
II a - O Espírito Santo é o Agente da Evangelização e obra missionária de uma igreja.
A Igreja é o Corpo de Cristo, a habitação de Deus através do Espírito Santo, com divinas nomeações para o cumprimento de sua grande comissão. Cada crente, nascido do Espírito, é parte integrante da assembléia universal e da igreja dos primogênitos, que estão inscritos no céu ( Ef 1: 22 – 23 ; 2: 22 ; Hb 12: 23).
As Assembleias de Deus existem expressamente com o fim de dar ênfase continuada a essa razão para existir, de acordo com o padrão apostólico do Novo Testamento, ensinando e encorajando os crentes ao Batismo no Espírito Santo.Essa experiência:
A – Capacita – os a evangelizar no poder do Espírito Santo,com o acompanhamento de sinais sobrenaturais (Mc 16: 15 – 20 ; At 4: 29 – 31 ; Hb 2: 3 -4).
B – Adiciona uma dimensão necessária a uma relação de adoração com Deus (I Co 2: 10 – 16 ; 12 -14).
C – Capacita – os a responder a plena operação do Espírito Santo, ao expressar o fruto, os dons e os ministérios que se viam nos templos neotestamentários, para a edificação do Corpo de Cristo ( I Co 12: 28 ; 14: 12 ; Gl 5: 22 – 26 ; Ef 4: 11 – 12 ; Cl 1: 29). Fonte: William W. Menzies / Stanley M. Horton (DOUTRINAS BÍBLICAS – Uma Pespectiva Pentecostal) Pgs 64 e 65. Editora CPAD

III – Reveste o crente de poder. (At 1: 5 e 8)
III a - O Espírito Santo é o Agente Capacitador do crente
Antes da crucificação e ressurreição Jesus prometeu aos discípulos o Espírito Santo (Jo 14: 16). No monte das oliveiras ao subir para o céu Cristo faz outra promessa complementar aos discípulos: “Mais recebereis a virtude (ou poder) do Espírito Santo que há de vir sobre vós”. No dia de pentecostes a promessa deste revestimento cumpriu – se. Mas qual o significado deste termo “poder”?
Poder no grego é Dunamis ou Dynamis (δυναμις). É uma antiga palavra grega que significa "poder" ou "força". É a raiz das palavras "dinâmico", "dinamite", e "dínamo" com sentido de energia constante. Na teologia cristã "Dunamis" às vezes é usada em conjunto com o Espírito Santo, Descrevendo as atividades do Espírito Santo e junto aos crentes, como receberam dEle em Pentecostes. (Atos 1:8, 10:38). Fonte : (wikipedia.org).
O Batismo com o Espírito Santo é uma efusão ou revestimento deste poder na vida do crente. Segundo a Bíblia Sagrada o poder pertence a Deus (Sl 62: 11), este poder foi por Deus entregue ao Filho (Mt 28: 18) que através do Espírito Santo enviou para a igreja(Lc 24 :49 e At 1: 8).
Conclusão:
O crente foi vocacionado por Deus para ser mordomo e ser santo, porém, sem o Espírito Santo não conseguiremos alcançar este padrão de serviço e santidade. A grande comissão foi estabelecida (Mt 28: 19 – 20 e Mc 16: 15), a obra de Deus precisa ser realizada sob a orientação e poder do Espírito Santo.
Como é colocado na conclusão da revista da EBD Jovens e Adultos Somente alguém cheio do Espírito Santo é capaz de ouvir, compreender e obedecer a voz do Senhor.Busquemos o Batismo com o Espírito Santo, este revestimento de poder e obedeçamos ao IDE, crendo que é o Espírito Santo quem nos capacita para a realização deste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário