Quem sou eu

Minha foto
Nascido em 06 de junho de 1974, tendo um encontro com Cristo aos 15 anos de idade,desde então militando em prol do crescimento do Reino de Deus.Dedicado pai, esposo e amigo, atualmente envolvido com o trabalho missionário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Piauí e estudante de teologia(Bacharel) .

sábado, 7 de maio de 2011

Dons que manifestam a Sabedoria de Deus

Os Dons que Manifestam a Sabedoria de Deus
Texto Áureo
Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja. (I aos Coríntios 14: 12)
Verdade Prática
Através dos dons da palavra de sabedoria e da ciência, o Espírito Santo nos capacita a conhecer fatos e circunstâncias que somente Deus conhece.
Introdução
A Bíblia define os dons espirituais como manifestações do Espírito Santo na vida da igreja. O professor Antônio Gilberto define os dons do Espírito Santo como sendo uma dotação ou concessão especial e sobrenatural de capacidade divina para a execução do propósito divino para a igreja e através dela. Para o teólogo Stanley M. Horton os dons do Espírito Santo são faculdades da pessoa divina operando no homem.
Para uma melhor compreensão dos dons do Espírito Santo e das funções de cada um deles, podemos classificá – los em três categorias / classes:
1 – Dons que manifestam a Sabedoria de Deus ou DONS DE REVELAÇÂO.
1.a Palavra da Sabedoria
2.b Palavra da Ciência ou Conhecimento
3.c Discernimento de espíritos

2 – Dons que manifestam o Poder de Deus ou DONS DE PODER
.
2.a Dons de Curar
2.b Operação de Milagres
2.c Fé

3 – Dons que manifestam a Mensagem de Deus ou DONS DE INSPIRAÇÂO.

3.a Variedades de Línguas
3.b Interpretação de Línguas
3.c Profecia

Todos os comentários existentes sobre os dons espirituais canalizam uma idéia central, a de que os dons visam a edificação da igreja, que é o Corpo de Cristo. Isto estar de acordo com o texto de I aos Coríntios 12: 8 – 10.
A Lição da EBD (CPAD), que estamos estudando neste 2º trimestre de 2011, datada de 08/05, comentada pelo Pr. Elienai Cabral faz a seguinte afirmação: “Nunca os dons espirituais fizeram-se tão necessários quanto hoje.” Uma leitura minuciosa da lição nos mostrará o porquê da necessidade dos dons espirituais:
1 – Por causa das falsificações espirituais
Toda manifestação verdadeira do Espírito Santo levará a igreja à um ambiente de adoração sincera, onde, o adorador exaltará a Cristo, e somente a Ele, como Senhor e Salvador de nossas vidas.
2 – Por causa dos enganadores
Quantas pessoas enganadas por pseudos fazedores de milagres, prometendo o céu na terra, uma vida isenta das problemáticas enfrentadas por meros mortais, como cada um de nós somos. Até parece que é só o sujeito aparecer de terno e gravata prometendo o impossível para algumas almas deixarem – se seduzir por estes encantos. O status para estes fazedores de milagres é pregar em grandes congressos. Fico pasmo ao ver os truques ou meios utilizados por estes para envolver as pessoas, tem um bombando na internete chamado de Pastor Orkut. Misericórdia!
3 – Por causa da deturpação da mensagem do Evangelho de Cristo
O Evangelho das facilidades. Venha como estás e permaneça do mesmo jeito. A mensagem de muitas igrejas “cristãs” não levam mais as pessoas ao confronto interior, à uma análise introspectiva, á uma mudança de comportamento. O evangelho do vale ter mais membros na igreja, sem vida transformada, contanto que tenha uma boa renda. E ainda cantamos: “Sim eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar, levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar.”
Cooperando com o que foi colocado neste comentário, Frank M. Boyd, declarou que os dons do Espírito Santo precisam ser claramente entendidos e cuidadosamente classificados, caso contrário, seus propósitos não serão compreendidos e podem ser mal usados, a glória do Senhor roubada e a igreja pode deixar de receber grandes benefícios advindos destes dons.
Neste comentário daremos ênfase aos três dons espirituais que foram destacados pela revista, que são os dons que manifestam a Sabedoria de Deus ou dons de Revelação. Estes dons evidenciaram o ministério de juízes, sacerdotes, profetas e reis, guias e lideres do povo de Israel, portanto, estes dons são necessários e indispensáveis  para aqueles que cuidam e orientam a igreja na terra.
I – Palavra da Sabedoria
É uma declaração espiritual, dada pelo Espírito Santo, sobrenaturalmente, revelando a mente, o propósito e o caminho de Deus aplicado a uma situação específica. Esta sabedoria não é humana, não depende da habilidade cultural humana para solucionar problemas. É aplicada tanto ao ensino das doutrinas bíblicas, quanto à solução de toda espécie de problemas, como exemplo cito o Concílio de Jerusalém em Atos 15 : 1 – 35.
II – Palavra da Ciência e do Conhecimento
É uma revelação sobrenatural, dada pelo espírito Santo, de informação relativa a uma pessoa ou acontecimento, com propósito específico, relacionado com uma necessidade imediata. Através deste dom todos os obstáculos existentes ao desenvolvimento da igreja são manifestos e desmascarada toda a hipocrisia. Jesus Cristo ao falar com Natanael e a mulher samaritana nos revela a natureza deste conhecimento dado pelo Espírito Santo.( Jo 1: 48 e Jo 4: 17 -30).
III – Discernimento de Espírito.
É a capacidade sobrenatural, dada pelo Espírito Santo, de discernir o mundo espiritual e saber a verdadeira fonte de inspiração e motivação de uma pessoa. Através deste dom o Espírito Santo revelou à Paulo que tipo de espírito operava na jovem em Filipos ( At 16: 16 - 18) e fez Paulo resistir a Elimas, condenando – o à cegueira (At 13: 4 - 12 ). Note que não se trata de julgamento, mas de uma capacidade sobrenatural de fazer distinção entre o que pertence a Deus e o que não pertence. Nestes tempos hodiernos este dom é muito importante para igreja, principalmente, para a liderança eclesiástica.

Conclusão: “Nunca os dons espirituais fizeram-se tão necessários quanto hoje.” Por causa das falsificações espirituais, Por causa dos enganadores e Por causa da deturpação da mensagem do Evangelho de Cristo. O propósito dos dons que manifestam a sabedoria de Deus é de não permitir que sejamos presas fácil de satanás e caiamos no erro, portanto, continuemos buscando com zelo os melhores dons. Toda manifestação verdadeira do Espírito Santo levará a igreja à um ambiente de adoração sincera, onde, o adorador exaltará a Cristo, e somente a Ele, como Senhor e Salvador de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário