O ensino sobre comunhão é a idéia central e fundamental dos documentos ou registros bíblicos, desde o Concílio em Jerusalém, segundo Atos 15. A lição de 23 de janeiro focaliza esta idéia de koinonia trazendo a idéia de cooperação e relacionamento espiritual entre os cristãos, o que mais explica ou exemplifica esta comunhão fraternal (koinonia) é a figura metafórica do corpo, daí o conceito para comunhão, segundo a lição em apreço, expressar este conteúdo: Comunhão é o vinculo de unidade fraternal mantida pelo Espírito Santo e que leva os cristãos a se sentirem UM SÓ CORPO em Jesus Cristo. Ainda, segundo a lição em estudo, compreendemos que a base ou alicerce para esta Comunhão estar fortalecido e reside na UNIDADE:
Atos 2: 42
1- Unidade Doutrinária;
2- Unidade na própria Comunhão;
3- Unidade no Partir do Pão e;
4- Unidade nas Orações.
Os Frutos desta comunhão dependem de uma chuva abundante sobre a semente da UNIDADE, se plantarmos esta semente de unidade em nossos templos ceifaremos em quantidade:
1- Temor a Deus (At.2: 43 e Pv.1: 7);
2- Sinais e Maravilhas (At.2: 43);
3- Assistência Social (At.2: 44,45)
4- Crescimento (At.2: 47b)
5- Adoração (At.2: 47)
Segundo Willian Barclay a igreja de Deus é soma (corpo) e é composta de melos (membros), observe que de melos surge melodia, daí Willian Barclay enumera marcas da igreja em Jerusalém que fizeram ela (a igreja) ser notada naqueles dias, segue então a lista de Barclay na minha visão própria no esboço do pensador inglês:
1- Era uma igreja (corpo) que gostava de aprender;
2- Era uma igreja (corpo) que praticava a oração;
3- Era uma igreja (corpo) marcada pelo temor e reverência;
4- Era uma igreja (corpo) que adorava;
5- Era uma igreja (corpo) que via coisas maravilhosas acontecerem;
6- Era uma igreja (corpo) alegre;
7- Era uma igreja (corpo) que se fazia amada;
Aqui Barclay diz que a igreja não era marcada apenas pelo aghatos (boa), mas notada pelo kalos (desejável).
8- Era uma igreja onde existia e abundava a koinonia (comunhão);
Participação voluntária e alegre de todos em tudo quanto a igreja realizava.
9- Era uma igreja formada por um Corpo e composta de vários membros.
A marca visível da Igreja e da presença do Espírito Santo em nosso meio estar na Unidade da Comunhão fratenal, que expressa o grande amor de Deus pelo mundo.Retratando a comunhão entre os Santos o português Camilo Castelo Branco escreve: O amor de Deus é inseparável do amor do próximo.É impossível no coração humano o incêndio suavíssimo do amor de Deus, quando o grito da miséria não desperta no coração a mágoa das aflições do próximo.
A comunhão é associação com uma pessoa, envolvendo amizade com ela e incluindo a participação nos seus sentimentos, nas suas experiências e na sua vivência, relacionamento que envolve propósitos e atividades comuns.
ResponderExcluirSegundo a etimologia, no grego comunhão significa koinonia – κοινωνία - koino̱nía.
Definindo espiritualmente pela palavra de Deus, pois a palavra comunhão é um termo absoluto da religião, comum ao Cristianismo, diferente de palavras, como ekklesia, oriunda da cultura helênica e introduzida, no uso do cristianismo, sendo hoje uma palavra comum a Igreja de Cristo e as demais.Comunhão é um estado possível de se estabelecer uma relação, entre uma ou mais pessoas, um grupo ou entre todos de uma só fé, sob um pensamento único à respeito da fé que comungam, mas se traduz entre eles, numa absoluta harmonia, sem dolo, sem malignidade, sem oposição, em amor”.
A comunhão é além de relacionamento, fruto de um batismo, no qual toda a população da Igreja espiritual, não a institucional, foi batizada a Cristo.
Como a Congregação de Israel foi batizada em Moisés. E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar...
E é isto que eu entendo sobre comunhão..
Espero que você tenha gostando do meu comentário...obrigada
maynara lima