Quem sou eu

Minha foto
Nascido em 06 de junho de 1974, tendo um encontro com Cristo aos 15 anos de idade,desde então militando em prol do crescimento do Reino de Deus.Dedicado pai, esposo e amigo, atualmente envolvido com o trabalho missionário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Piauí e estudante de teologia(Bacharel) .

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mordaça na Igreja / Abuso Espiritual



Estamos em pleno século XXI e, ainda, prevalece em alguns segmentos religiosos a lei da mordaça, ou seja, sou cristão, membro de uma igreja cristã, mas não posso opinar, pois, corre o risco de eu tocar no “ungido do Senhor”. Recentemente um de meus lideres afirmou que ovelha tem que receber tudo de seu Pastor e ficar calada, para não polemizar, fiquei calado. Agora uso deste espaço para definir alguns conceitos acerca do assassinato da vontade, do intelecto, do livre arbítrio, etc... Assassinato praticado dentro de nossas igrejas, diga-se de passagem, algumas alienadas e sem direcionamento espiritual.  No inicio da minha fé sempre ouvi a expressão ungido do Senhor, no Salmo 105: 15 está escrito; “Não toqueis nos meus ungidos”- Mas o que realmente isto que dizer? Quem são estes ungidos? Uma mente cauterizada pelos jargões pentecostais e neopentecostais dirá, apressadamente, são os pastores, missionários e os obreiros da igreja – Outros responderão que são aqueles que possuem algum tipo de talento ou dom dentro da igreja – Bem, nem uma destas respostas é satisfatória e/ou correta – UNGIDOS DO SENHOR são todos aqueles que entregaram suas vidas à Jesus Cristo. Para David Wilkerson “Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas” , este pequeno versículo, contém uma poderosa advertência de nosso Senhor. E Ele fala sério cada uma dessas palavras: ai do país ou da pessoa que toca nos escolhidos de Deus. E ai da pessoa que maltrata Seus profetas. Esta séria advertência tem dupla aplicação. PRIMEIRO, os “ungidos” e os “profetas” aqui se referem ao Israel natural, o povo de Deus do Velho Testamento. SEGUNDO, a advertência de Deus para que não se maltrate Seus escolhidos, continua se aplicando atualmente, também, sobre seu Israel espiritual, ou seja, a igreja. No entanto, existem lideres espirituais mercenários (Pastores, Missionários, Padres, Bispos, Apóstolos, etc...) que deturpam este texto para amedrontarem os membros de sua igreja ou instituição religiosa, alguns em conjunto com este verso do Salmo 105: 15 acrescentam a suposta biografia de sua vida sempre com a expressão sofreu muito para chegar onde estar, ora, e o dizimista e ofertante, será que estes também não sofreram? Será que estes não são ungidos do Senhor? Será que estes não são merecedores de um bom salário? A minha intenção com este texto não é a de ofender a classe ministerial, mas de instigar a discursão salutar no meio da igreja (A ungida do Senhor). CHEGA DE ABUSO ESPIRITUAL!  O que temos presenciado é um abuso tremendo, onde, lideres espirituais tem enriquecido às custas, exclusivamente, da lã, do leite e da carne da ovelha – O que será que o Apóstolo Paulo Diria a estes lideres espirituais do século XXI ? O Próprio Cristo? Misericórdia.
A passagem de Ezequiel 34:1 - 6 é certamente a que melhor descreve este Abuso Espiritual:

1 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
3 Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
4 A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
5 Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo.
6 As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.

Finalizo este texto sob o Temor de Deus, pois, sou apenas um homem e como tal sou falho e termino desejando, ardentemente, que sejamos mais críticos. mais envolvidos com o lado social de nossas igrejas,sem relaxarmos o espiritual, confiando plenamente na unção que estar sobre todos nós em conformidade com alguns textos: Em PRIMEIRO lugar com 2 Coríntios 1:21 – 22, onde diz: "Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração". Todos os cristãos são participantes desta unção, pois o repartir da mesma é um ato do próprio Deus. Em SEGUNDO com 1 João 2: 27 – 29 "Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda. Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 


Amados, existe somente uma unção e, todos os crentes receberam dela, unção que vem de Deus. Ele é quem nos unge. Não devemos, portanto, ter medo de desmascarar a qualquer um que pretenda ser possuidor de algum tipo especial de unção. Unção especial só existe uma: É aquela com que Deus mesmo ungiu a todos os crentes, sem exceção! Pois, Deus não faz acepção de pessoas, assim, qualquer outra invencionice não passa de pretensão e orgulho humano querendo aparecer.

Autor: 1º Sargento PMPI Marcelo – Bacharelando Teologia.( IFETE)


Nenhum comentário:

Postar um comentário